Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC)
A Presidenta Dilma Rousseff participará, em 27 de janeiro, na cidade de Quito, da IV Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A Cúpula marca o encerramento da Presidência Pro Tempore exercida pelo Equador.
A Cúpula será oportunidade para que os Chefes de Estado e de Governo dos trinta e três Estados Membros estabeleçam diretrizes para a continuidade das atividades de articulação política, cooperação setorial e relacionamento externo da CELAC. No encerramento da reunião, a Presidência será transferida para a República Dominicana.
Integram a CELAC todos os trinta e três países latino-americanos e caribenhos. Em 2015, foram realizadas quatorze reuniões sobre temas como planejamento e estatística; cultura; ciência e tecnologia; segurança alimentar e erradicação da fome e da pobreza; afrodescendentes; promoção da equidade, da igualdade e do empoderamento da mulher; energia; migrações e mudança do clima, entre outros assuntos.
A CELAC mantém mecanismos de cooperação com a União Europeia e a China, tendo sido realizadas, em 2015, a Cúpula CELAC-UE e a primeira reunião de Ministros de Relações Exteriores da CELAC e da China. A Comunidade estabeleceu, ainda em 2015, novos mecanismos de diálogo com a Rússia e a Índia.