lunes, 18 de mayo de 2009

BRASIL ESTRECHA LA INTEGRACION PRODUCTIVA CON VENEZUELA

Brasil estreita integração produtiva com Venezuela
31/03/2009 00:00:00
Vinte e seis empresas brasileiras poderão participar do processo de industrialização da Venezuela. Elas foram apontadas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI que, por meio de dois editais, buscou identificar no Brasil fornecedores de bens e serviços nas áreas de engenharia e bens de capital, bem como parceiros interessados em participar societariamente na implantação de projetos industriais na Venezuelana.
Os selecionados farão parte de um cadastro de empresas brasileiras com potencial para auxiliar no Plano de construção de 200 fábricas do Governo venezuelano, voltadas a abastecer o consumo interno. As empresas poderão trabalhar especificamente na construção de sete unidades fabris: Latas e Tampas Metálicas; Equipamentos para Processar Alimentos; Tubos e Conexões de PVC; Placas Eletrônicas Montadas; Fundição, Usinagem e Montagem de Válvulas; Embalagens de Vidro e Equipamentos para Refrigeração Industrial.
A integração produtiva com países da América Latina é uma das ações previstas na Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP lançada pelo governo brasileiro em maio de 2008. De acordo com Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI, “a integração produtiva busca favorecer a complementaridade das economias entre os países envolvidos, o tratamento das assimetrias econômicas como também contribuir para um mercado comum mais arrojado e dinâmico”.
O trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano passado com a Venezuela faz parte do Termo de Cooperação Industrial – assinado entre a ABDI e o Ministério venezuelano do Poder Popular para a Indústria Leve e Comércio – MPPILCO. Nos encontros trimestrais realizados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez são apresentados os encaminhamentos das atividades.
Das vinte e duas empresas selecionadas para auxiliar diretamente nas construções fabris, quinze estão localizadas no Estado de São Paulo, cinco em Santa Catarina e duas em Minas Gerais. As outras quatro, selecionadas para possível participação societária, estão nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em maio, a ABDI entregará a autoridades venezuelanas a lista das empresas selecionadas, na ocasião do próximo encontro trimestral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez. Cabe às autoridades venezuelanas decidir quais empresas serão acionadas para as prováveis parcerias. Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social da ABDI Marcia Oleskovicz / Maruska Freitas / Mécia Menescal / Bianca Smolarek

Archivo del blog